OBJETIVO DO BLOG:

Este BLOG objetiva juntar informações bibliográficas oriundas de artigos, livros e revistas para comporem os principais saberes que dizem a respeito aos limites e as possibilidades do EAD no ensino superior.







quinta-feira, 10 de março de 2011

Limites,Viabilidades e Potencialidades da Educação a Distância

Introdução

A existência de discursos que colocam as tecnologias como relevantes e necessárias ou danosas aos processos educacionais torna necessário, antes de qualquer filiação, um exame crítico das questões que envolvem as relações que se estabelecem entre sujeitos em práticas educativas nas quais as tecnologias de informação e comunicação (TICs) se fazem presentes.
Historicamente, alguns fatores têm contribuído para que, no âmbito do ensino, estas
tecnologias sejam pensadas como alternativas inovadoras para uma renovação que muitos julgaram e ainda julgam necessária.
Nesse sentido, a pesquisa Formação de Professores e Educação a Distância – produção, utilização e avaliação de materiais didáticos, empreendimento interinstitucional UNIRIO/UFRJ, com financiamento do CNPq, pretende contribuir com os estudos na área de Educação a Distância (EAD), ao investigar o desenrolar de práticas educativas na implantação de disciplinas de graduação baseadas nesta modalidade, vivenciadas por professores e estudantes. No caso particular deste trabalho, nos deteremos nos elementos vinculados aos estudos dos caminhos da produção de materiais didáticos, apoiados em diferentes tecnologias, para uso em disciplinas de formação de professores ofertadas parcialmente a distância.
A injunção de diferentes acontecimentos deve ser destacada para situarmos as questões de nossa pesquisa:
1 – O ordenamento legal que se desenhou na década de 1990, com a culminância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e que teve continuidade no início dos anos 2000.
2 – A expansão do ensino superior.
3 – O impacto tecnológico provocado, principalmente pelo advento do computador e da
Internet, em diferentes instâncias da ação humana, como nas formas de comunicação e busca de informação, bem como na elaboração de modelos de produção de conhecimento.

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