OBJETIVO DO BLOG:

Este BLOG objetiva juntar informações bibliográficas oriundas de artigos, livros e revistas para comporem os principais saberes que dizem a respeito aos limites e as possibilidades do EAD no ensino superior.







sexta-feira, 25 de março de 2011

Potencialidades Tecnológicas e educacionais em ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre

Por meio desse texto, apresentamos as potencialidades tecnológicas e educacionais do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem livre (Moodle - Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), adotado pelo MEC como mediador-chave para Educação a Distância nas instituições federais de ensino superior e tecnológico. Por potencializar atividades educacionais construtivista e construcionista, atende aos aspectos psicológicos, pedagógicos, tecnológicos, culturais e pragmáticos destacados por Antonenko et al. (2004). Destacamos as especificidades do Moodle enfatizando seu potencial para o desenvolvimento de aprendizagem colaborativa, interação dialógico-problematizadora, interatividade, integração hipermidiática e flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais. Para tanto, a conduta docente diretiva faz-se necessária, a fim de que o potencial tecnológico e educacional do Moodle medie atividades de estudo que propiciem a participação ativa e o envolvimento de professores e estudantes.

Artigo na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário